Tecnologia
Restauração
Maria Lúcia Duarte
Paula Cristina Rezende da Cunha
            Acervo composto de 100 volumes encadernados (1887 a 2001) perfazendo um total aproximado de 14.400 folhas.
            O acervo encontrava-se em avançado estado de degradação, principalmente os volumes mais antigos, acidificado, com rasgos, dobras e vincos, manchas de microorganismos, resíduos de B.H.C., durex, manchas de cola, apodrecimentos devido à umidade, manchas de água, problemas nas encadernações, folhas soltas e suporte quebradiço.
            O tratamento realizado em todo o acervo, visando sua microfilmagem e digitalização, constou de: documentação técnica, documentação fotográfica de todas as etapas, desencadernação total para os 63 primeiros volumes (1887 a 1950), e, para o restante (1951 a 2001) a retirada das capas e abertura das costuras, higienização folha a folha, retirada das fitas adesivas, remendos, reestruturação física do suporte, acondicionamento adequado em folders, pacotilhas e caixas.
            Todo o trabalho foi executado com materiais de qualidade arquivística e apropriados à conservação deste tipo de acervo.
Microfilmagem
Homero Souza
            A microfilmagem da coleção de jornais Gazeta de Minas foi realizada em microfilmadoras planetárias de 35mm dos seguintes modêlos - MRG-1 e MRD-2. Usou-se ao longo da microfilmagem diferentes níveis de reduções, considerando o tamanho dos documentos bem como o equipamento, alcançando assim um melhor resultado. Também visando a qualidade do produto final, isto é, microfilmes de qualidade, buscou-se a melhor densidade dos microfilmes, via testes constantes, para proporcionar a legibilidade dos documentos tendo em vista o esmaeciamento dos documentos originais. Dos microfilmes originais foram feitas cópias diazo para ser disponibilizada a consulta aos documentos. Foram microfilmados os jornais de 02/10/1887, exemplar de nº 05, até o jornal de 29/12/2002, exemplar de nº 2614.
Digitalização / Indexação
Lucia Alvarenga
Ricardo Luz
José Augusto Freire
Apoio
Vânia Carvalho Rôla Santos - Museóloga - Iphan